exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Samsung destrona Intel na liderança do fabrico de chips?

Os dados da IC Insights mostram que a Samsung poderá ser, já em 2017, a maior fabricante de chips do mundo, destronando a Intel da posição que ocupa desde 1993.

  • 333

Exame Informática

Desde os processadores 386 e 486 e o advento dos Windows 95 e 98, a Intel é o maior fabricante de chips, se olharmos pela perspetiva da receita. A IC Insights prevê que o cenário mude rapidamente, talvez já este ano, com a Samsung a ocupar a liderança. A fabricante coreana regista crescimento de dois dígitos na venda de memórias DRAM e NAND flash. Se Samsung e Intel mantiverem o desempenho financeiro no segundo trimestre deste ano, a coreana vai ter receitas de 14,6 mil milhões de dólares neste segmento e a Intel vai registar 14,4 mil milhões, noticia o ArsTechnica.

A escassez de memórias NAND e a popularidade das unidades SSD está a fazer com que os preços subam, o que leva a maiores receitas. Por outro lado, a Samsung está também a capitalizar a procura de SoCs de 13 nanómetros, de sensores de imagem e de chips para smartphones.

Recorde-se que a fabricante coreana produz a sua própria linha de SoCs Exynos, alguns chips Qualcomm Snapdragon e alguns chips A-Series usados pela Apple nos seus aparelhos.

  • 333
  • O ataque WannaCry, que sequestrou dados de milhares de computadores em todo o mundo, veio dar razão aos alertas dos especialistas em segurança que têm vindo a alertar constantemente para o crescimento e perigos deste tipo de ataque. Felizmente, como acontece com a esmagadora maioria do malware, há formas de evitar esta e outras "infeções"