exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Easy Blood Crossmatch e Trigger Systems vencem na edição de 2017 da Bolsa do Empreendedorismo

A entrega dos prémios do concurso de empreendedorismo decorreu na Fundação Champalimaud, em Lisboa. As duas equipas foram distinguidas pela comissão europeia e tiveram direito a prémio no valor de 5 mil euros.

  • 333

A Easy Blood Crossmatch, vence na categoria Projetos Nascentes, com a sua tecnologia EBC que permite um teste rápido e fiável de compatibilidade do sangue, capaz de acelerar os procedimentos médicos em situações de emergência hospitalar. Ficaram destacadas as possibilidades de uso da tecnologia em países em vias de desenvolvimento e em cenários extremos como situações de guerra ou catástrofes naturais.

O projeto Trigger Systems vence, por sua vez, na categoria Projetos Consolidados, tem como base uma plataforma web que permite o controlo remoto, automático e inteligente de sistemas de rega. A solução consegue estimar as necessidades das plantas de acordo com as suas características e com as previsões meteoreológicas para otimizar o sistema de rega. O sistema já se encontra implementado nos jardins do Parque Eduardo VII, onde foram registadas de 40% no consumo de água.

As equipas foram premiadas não só com cinco mil euros cada mas também com benefícios e apoios oferecidos por entidades parceiras da Representação para esta iniciativa.

A data ficou ainda marcada pela entrega das candidaturas ao concurso de empreendedorismo “Canvas – ProjetosQueMarcam”, que dá a possibilidade aos concorrentes, de receber um de três prémios: um de três mil euros e dois de mil euros. Os melhores beneficiarão de sessões de coaching com consultores e, ainda, do apoio de incubadoras.

  • 333
  • O ataque WannaCry, que sequestrou dados de milhares de computadores em todo o mundo, veio dar razão aos alertas dos especialistas em segurança que têm vindo a alertar constantemente para o crescimento e perigos deste tipo de ataque. Felizmente, como acontece com a esmagadora maioria do malware, há formas de evitar esta e outras "infeções"