exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

EI Semanal: operações stop, uma TV, um portátil, e um novo plano para a ciência

Na mais recente edição semanal da Exame Informática pode ler uma entrevista ao Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, descobrir a nova TV da Samsung, o mais recente Golf e... toda a atualidade tecnológica.

  • 333

Lembra-se do tempo em que os automobilistas trocavam sinais de luz para avisar que a polícia está nas imediações? Pois, esse tempo não passou ainda – tanto nas estradas, como nas redes sociais ou nas apps de navegação. E é por isso que na mais recente edição semanal da Exame Informática pode descobrir o que pensa o Ministério da Administração Interna (MAI) sobre as apps e as redes sociais que permitem localizar polícias.

A Cortana ainda não deverá estar preparada para indicar a localização da operação stop mais próxima, mas também não será esse o objetivo principal do assistente virtual da Microsoft. Na conferência Build, a gigante de Redmond mostrou como pretende levar para casa do utilizador uma nova geração de assistentes que falam com pessoas. Será que ainda vai a tempo de ultrapassar a Amazon e a Google?

Ao contrário do novo assistente digital da Microsoft, o Q8C já está disponível para testes. E é por isso que a Exame Informática está em condições de dizer quanto vale este novo televisor curvo da Samsung. O veredicto final é do Pedro Miguel Oliveira.

Se anda à procura de algo com um ecrã mais pequeno como o de um portátil, então é a prosa do Paulo Matos que deverá procurar. Desta feita é o EliteBook x360 da HP que é analisado à lupa.

O Paulo Matos não precisou de andar muito para testar o x360, mas o Sérgio Magno teve de se fazer, literalmente, à estrada pela costa alentejana para saber se o e-Golf vale mesmo o preço.

Se prefere aventuras subaquáticas, a recomendação muda para outra página: MarinEye, uma sonda que tem vindo a ser desenvolvida pelo Inesc Tec, está em vias de se estrear. E nós fomos vê-la antes de zarpar.

Se a sua “praia” é mesmo a ciência que é feita em Portugal, então não perca a entrevista a Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, por ocasião dos 30 anos do Manifesto para a Ciência em Portugal e a apresentação do novo Plano Nacional para a Ciência e Tecnologia.

Quem prefere tutoriais, apps ou dicas também não sairá de mão a abanar na edição da EI que chega hoje aos escaparates digitais: boas práticas de segurança, procurar jogos no Steam e um scanner de bolso prometem dar que fazer a todos os adeptos do faça-você-mesmo.

  • 333