exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Fiat Chrysler vai recolher mais de 1,25 milhões de carrinhas em todo o mundo

A Fiat Chrysler revelou que mais de 1,25 milhões de carrinhas podem ter um erro de software que resultou em dois acidentes, que provocaram um morto e dois feridos. A marca vai recolher os veículos para corrigir a falha.

  • 333

Exame Informática

O erro de software faz com que o airbag lateral seja desabilitado e impede que os cintos de segurança prendam o passageiro ou condutor eficazmente ao assento em caso de impacto ou quando se conduz fora de estrada. A Fiat Chrysler pretende reprogramar os módulos nos veículos afetados e vai pedir aos proprietários que tragam as carrinhas às suas instalações, noticia a Reuters.

A Fiat Chrysler refere que não há provas de que essa falha esteja na origem dos dois acidentes de onde resultaram um morto e dois feridos, mas que pretende fazer esta recolha proativamente de forma a aumentar a segurança de todos. Por outro lado, o fabricante não revela se o código foi produzido internamente ou por terceiros.

Os veículos a recolher são os 2013-16 Ram 1500 e 2500 e ainda os 2014-2016 Ram 3500. A maioria está nos EUA (um milhão), com os restantes espalhados pelo Canadá (216 mil), México (21 mil) e no resto do mundo (21500). O programa de recolha vai iniciar-se em junho e, nos veículos afetados que mostrem uma mensagem de erro, o problema pode ser temporariamente resolvido se se desligar o motor e voltar a ligar.

  • 333