exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Prémios “Os Melhores do Portugal Tecnológico”: E os vencedores são…

Num ano, a tecnologia e a ciência que se produzem em Portugal ganharam um novo palco. Aquilo a que se convencionou chamar, por alguns, a "Nação Startup" dá sinais de vida e florescem mais ideias que ajudam a transformar o país e os portugueses. São estas pessoas e empresas, que fazem a diferença, que a Exame Informática premeia anualmente.

  • 333

Não parece, mas já passou mais um ano. São 12 meses em que Portugal viu chegar a Web Summit, assistiu à abertura de novos polos de desenvolvimento de ideias e continuou a testemunhar como as universidades e os centros de investigação nacionais têm uma grande capacidade de produzir bom conhecimento. Das 9 categorias que compõem os prémios Exame Informática "Os Melhores do Portugal Tecnológico", apenas uma não é da responsabilidade da redação. A "Personalidade" é escolhida por um excelso júri convidado. Vamos, então, fazer desfilar os vencedores deste ano.

Inovação

Três investigadores da FCUP criaram um nanomaterial que dá aos tecidos a capacidade de armazenamento de energia. Uma solução engenhosa que transforma os tecidos em baterias que podem alimentar sistemas eletrónicos. O potencial da WeStoreOnTex é enorme e a estreia comercial está agendada para o próximo ano. As nossas menções honrosas vão para o projeto i-bearing, da portuguesa Active Space (um sistema que vai ouvir potenciais avarias nos aviões); e para o Laboratório 3Bs, da Universidade do Minho, pelo desenvolvimento de protótipos de regeneração de tecidos humanos impressos a 3D.

Internet

O setor da Banca está em profunda transformação digital e se há acelerador que tem permitido essa digitalização é a SIBS. As novas capacidades disponibilizadas para o MB Way são um claro exemplo de pioneirismo baseado em tecnologia. Uma menção honrosa vai para os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, pela luta incessante que têm feito pela desmaterialização do papel, com a receita por SMS ou, por exemplo, com o recém-anunciado boletim de vacinas digital. Finalmente, destacamos o trabalho muito inovador da portuguesa Yubuy que desenvolveu uma plataforma para transformar o televisor num verdadeiro centro comercial virtual.

Software

Há um software feito em Portugal que já é usado pelos maiores estúdios de Hollywood. O Sound Particles, de Nuno Fonseca, é único e até George Lucas já foi conquistado. Na Fundação Champalimaud continua a estudar-se o cérebro e o projeto MindReach tenciona criar um produto capaz de converter sinais da atividade cerebral em comandos de um videojogo; e no Departamento de Mecânica da Universidade de Aveiro, há quem esteja a usar algoritmos para substituir o esferovite dos capacetes das motas... por cortiça!

Sustentabilidade/Responsabilidade social

No Algarve, a Sun Concept está a produzir barcos únicos. São barcos solares com capacidade para levar 12 pessoas e que apresentam poupanças anuais em combustível que podem chegar aos 20 mil euros. As nossas menções honrosas vão para o projeto "Gasparzinho", um robô que interage com as crianças internadas no IP e que foi criado pela iDMind e programado e configurado pelo Instituto de Sistemas e Robótica de Lisboa; e para o Agrob 16, um robô agrícola feito pelo Centro de Robótica Industrial e de Sistemas Inteligentes, do INESC TEC.

Fabricante de computadores

A HP passou por vários desafios. A divisão em duas empresas foi o mais importante. No entanto, na área da computação pessoal, a empresa norte-americana continuou a surpreender pela inovação dos dispositivos e pela entrada, com sucesso, em novos segmentos. A Asus e a Acer são as nossas menções honrosas. Duas empresas que, cada uma à sua maneira, mantêm uma forte aposta na qualidade e design dos equipamentos... e nas suas capacidades tecnológicas.

Produto do ano

A dúvida era se, depois da Wii U, a Nintendo teria capacidade de surpreender o mercado com um produto inovador que fosse um sucesso comercial. E foi este ano que se concretizou essa premissa. A Switch é a consola portátil mais inovadora de sempre e, ao contrário do que muitos antecipavam (incluindo nós), alcançou um volume de vendas na ordem dos milhões de unidades. As nossas menções honrosas vão para o Galaxy S8+, da Samsung, o melhor smartphone de sempre a chegar ao mercado; e para o surpreendente Sprout, da HP, um computador que mistura o mundo físico com o digital.

Marca Internacional

A norte-americana Tesla é um fulgor de inovação no setor automóvel. Seja na conceção dos carros, seja na forma como todo o ecossistema está a ser pensado para fazer da mobilidade elétrica a mobilidade do futuro. As nossas menções honrosas vão para a Airbnb que está a transformar a vida de milhares de portugueses que já praticam o alojamento temporário, e para a Netflix que continua a crescer em Portugal e tem, na produção própria de conteúdos, a sua grande força diferenciadora.

Marca Nacional

A Tekever ganha concursos nacionais, internacionais e até já tem fábrica em Portugal. A empresa "dos drones" é o exemplo perfeito da produção interna de tecnologia e da sua aplicação numa área de elevada complexidade. Também no ar se faz parte do negócio da Flymaster Avionics, a empresa portuguesa que lidera o mercado mundial de GPS para voo livre. A última menção honrosa vai para a Efacec que continua a ter grande projeção internacional e a nossa distinção vai, em específico, para o desenvolvimento (fabrico e concepção) dos postos de carregamento ultrarrápido que vão servir a próxima geração de carros autónomos.

Créditos: José Carlos Carvalho

Personalidade

Foi em 2001 que Rui Paiva fundou a WeDo Technologies, a empresa que veio a tornar-se uma da mais importantes a nível mundial na deteção e antecipação de fraudes eletrónicas e na garantia de receita. Com mais de 20 anos de experiência no mercado da Tecnologia, Rui Paiva liderou, e lidera, os destinos da WeDo que, hoje, tem como clientes algumas das empresas globais mais reconhecidas dos setores de telecomunicações, energia e saúde. Ramificações que chegam a mais de 90 países onde há software instalado desta empresa portuguesa que conta com mais de 500 funcionários. Números grandes que espelham um trabalho pautado pela capacidade de empreendedorismo, de inovação e mérito de Rui Paiva que é, por unanimidade para o júri convidado, merecedor do prémio “Personalidade”.

  • Exame Informática nº 263, maio

    Capa da Revista

    Fomos à caça dos portáteis mais poderosos do mercado português e testámos sete das melhores máquinas para trabalhar e jogar. Temos também análises aos smartphones do momento: Samsung Galaxy S8 e S8+, LG G6 e Lenovo Phab 2 Pro. Como sempre, há muitos mais testes, reportagens, entrevistas e tutoriais para descobrir.

  • Exame Informática nº 262, abril

    Capa da Revista

    Uma ligação à Internet e uma impressora 3D são suficientes para qualquer um fazer uma arma de fogo. Mas há perigos escondidos e a PSP ajudou-nos a revelá-los. Este mês falámos com a investigadora portuguesa que pode revolucionar o mundo das baterias e destacamos os testes ao Huawei P10 Plus, Nintendo Switch e TVs 4K abaixo dos €1000.