exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Volvo testa camião do lixo autónomo

A marca espera que a automação destes veículos possa aumentar a segurança no trânsito, melhorar as condições de trabalho e baixar o impacto no meio ambiente.

  • 333

Ruben Nascimento Oliveira

O grupo Volvo, num projeto em conjunto com a Renova, empresa sueca especialista em lixo e reciclagem, está a testar um camião de condução autónoma para recolha de lixo que pode ser utilizado em zonas urbanas com segurança e eficiência. O caminho a percorrer é pré-programado e o camião conduz-se sozinho de um caixote do lixo até ao próximo.

O funcionamento do camião autónomo é possível graças a um sistema de sensores dedicados não só à monitorização e identificação dos obstáculos nas proximidades do veículo, mas também à sua navegação. A Volvo promete que esta monitorização contínua consegue parar imediatamente o camião caso um obstáculo apareça de forma repentina no seu caminho, destaca a VentureBeat

A marca diz que a natureza da recolha de lixo é uma combinação perfeita para um veiculo de condução autónoma, uma vez que os camiões são obrigados a percorrer o mesmo caminho todos os dias durante a sua rotina.

Um dos maiores benefícios da tecnologia, explica Lars Stenqvist, responsável tecnológico da marca, é a capacidade de reduzir o risco de lesões ocupacionais como o desgaste nas articulações dos joelhos, uma das lesões mais comuns entre aqueles que trabalham na recolha de lixo.

Além disto, o camião é capaz de otimizar a condução para reduzir ao máximo o consumo de combustível e emissões, reduzindo assim a pegada ambiental associada a esta atividade.

  • 333