A Zomato conta com 120 milhões de utilizadores mensais e foi alvo de um ataque informático que afetou mais de 17 milhões de contas. A empresa diz que as passwords estão seguras porque foram alvo de hashing, o que significa que são armazenadas como uma corrente aleatória de caracteres que não tem qualquer semelhança com a password que protege.
A primeira medida de segurança da Zomato foi fazer o reset nas contas afetadas e recomendar a todos os utilizadores que mudem as suas passwords. O maior risco é que, muitas vezes, os utilizadores adotam a mesma password para diferentes serviços online. Se os hackers têm na sua posse as combinações de emails e passwords podem facilmente aceder a outros serviços online onde as vítimas tenham registo, explica o VentureBeat.
O roubo deveu-se a uma «falha humana na segurança interna», revela fonte da Zomato, detalhando que a conta de desenvolvimento de um funcionário foi o ponto de entrada.
A Zomato foi fundada na Índia em 2008 e opera em muitos mercados em todo o mundo. A app para telemóvel permite encontrar informação sobre restaurantes como os menus, fotografias, localização e preço médio. Há também uma comunidade que faz críticas e atribui classificações, o que ajuda os utilizadores a decidir na altura de escolher onde jantar ou almoçar.