exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Anatomia do Wannacry, como proteger-se de ransomware e carros autónomos nas estradas portuguesas

DAMIEN MEYER / Getty Images

Nesta EI Semanal mostramos como funciona a ferramenta responsável pelo WannaCry e revelamos como pode evitar cair nas malhas do ransomware. Há também lugar para as boas novas da Bosch Car Multimedia de Braga e para testes à nova TV OLED de 65" da LG e ao desktop do gamer profissional português Ricardo "Fox" Pacheco, entre muitas outras coisas.

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

Bom dia e bem-vindos a mais uma edição da EI Semanal!

O ransomware WannaCry fez jus ao nome e deixou com vontade de chorar os milhares de pessoas que viram os dados dos seus computadores sequestrados. Nesta edição, escalpelizamos o ataque, fomos ver como funciona a ferramenta responsável por este ransomware e dizemos quais as melhores formas de evitar esta e outras “infeções”.

Mas a tecnologia não se resume a malware ou a problemas informáticos. Há muito de positivo que merece ser reconhecido e elogiado. Foi o que tentámos fazer em mais uma edição dos Prémios Exame Informática “Os Melhores do Portugal Tecnológico”. São nove categorias e, entre os vencedores e as menções honrosas, há lugar para investigadores, nomes consagrados, startups e empresas multinacionais.

Em breve, vai também haver lugar para testes com carros autónomos em dois troços de autoestradas portuguesas. A Bosch anunciou um acordo com a Brisa e revelou ainda que a unidade de Braga vai ser responsável pela produção de 65% dos sistemas de entretenimento e navegação dos veículos da Renault Nissan, sendo que este é um negócio de 2 mil milhões de euros!

Passou mais uma semana e foi mais uma semana onde a Realidade Virtual marcou pontos: a Google anunciou novidades para esta área (e para muitas outras!) no seu evento anual para programadores; testámos o comando Gear VR da Samsung; e usámos os PlayStation VR para jogar StarBlood Arena.

Falando de testes, passaram pelas nossas mãos dois produtos de “fazer crescer água na boca”. Um é o novo televisor OLED de 65” da LG, cuja qualidade de imagem nos deixou de queixo caído – sendo que o preço também nos provocou a mesma reação… O outro é o desktop Xtreme Fox Pro da Nexus, que é o computador usado pelo conceituado gamer profissional português Ricardo “Fox” Pacheco.

Como habitual, há mais notícias, testes, opiniões, tutoriais – uma maneira de poupar os seus olhos e ativar o Modo Escuro do YouTube, por exemplo – e apps para descobrir nesta EI Semanal. Bom fim de semana ou boa semana de trabalho!

  • O ataque WannaCry, que sequestrou dados de milhares de computadores em todo o mundo, veio dar razão aos alertas dos especialistas em segurança que têm vindo a alertar constantemente para o crescimento e perigos deste tipo de ataque. Felizmente, como acontece com a esmagadora maioria do malware, há formas de evitar esta e outras "infeções"