exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Apple e Nokia chegam a acordo sobre utilização de patentes

A Nokia processou a Apple por utilização ilegal de 32 patentes. Agora, as duas empresas chegaram a um acordo e vão mesmo lançar novas parcerias.

  • 333

Exame Informática

A Nokia apresentou as suas queixas em tribunais na Europa e nos EUA, acusando a Apple de estar a violar a propriedade intelectual de 32 das suas patentes, incluindo soluções para ecrãs, interface, software, antenas, chipsets e codificação de vídeos. Agora, sabe-se que as duas empresas chegaram a um acordo para utilização destas patentes durante vários anos, mas os detalhes financeiros não foram revelados.

A Nokia irá fornecer alguma estrutura de rede e serviços, enquanto a Apple irá retomar a venda de produtos de saúde da Nokia nas suas lojas online e físicas. As duas empresas querem ainda colaborar em futuras iniciatias relacionadas com a saúde, noticia o ZDNet.

Do lado da Nokia, a responsável pelo departamento legar Maria Varsellona refere que este é um acordo com sentido e que «move a nossa relação com a Apple de adversários em tribunal para parceiros de negócio para beneficiar os nossos clientes». Jeff Williams, da Apple, mostrou-se também satisfeito com o acordo.

Os responsáveis das duas tecnológicas vão encontrar-se regularmente para fazer pontos de situação sobre a parceria.

  • 333