exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Quando os robôs roubam empregos nas lojas

Um estudo do Cornerstone Capital Group calcula que a automação e os robôs podem ser responsáveis por destruir quatro em cada dez postos de emprego nos próximos dez anos.

  • 333

Exame Informática

A automação, as compras online e os robôs podem levar ao encerramento de várias lojas físicas. No entanto, há ainda a ameaça de que os empregados humanos possam ser substituídos nas suas funções por robôs e tecnologias automáticas. A cadeia Sears, nos EUA, por exemplo, anunciou o encerramento de 180 lojas, noticia o Mashable.

As grandes marcas e também os pequenos estabelecimentos olham com bons olhos para soluções como quiosques de check-out automático ou carrinhos que voltam a arrumar-se sozinhos. O trabalho de funcionário de caixa é talvez o mais fácil de substituir por uma destas soluções e, a sua extinção, afetará principalmente as trabalhadoras, uma vez que a maior parte das posições é ocupada por mulheres.

Recorde-se que a Amazon já mostrou um protótipo de loja física onde uma parte significativa do trabalho é feita por robôs, sendo necessários apenas alguns humanos para assegurar o bom funcionamento. Também a Intel anunciou um investimento significativo na área, com um robô semelhante a um pilar que passeia pelos corredores e atualiza os inventários.

  • 333