exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

AlphaGo da Google vence campeão humano de Go

AlphaGo, o sistema de Inteligência Artificial criado pela Google e pela DeepMind, conseguiu vencer o campeão humano de Go, na primeira de três partidas que estão marcadas.

  • 333

Exame Informática

A máquina AlphaGo já tinha vencido o campeão coreano Lee Se-dol no ano passado por 4-1. Agora, foi a vez de Ke Jie, o atual campeão mundial, perder uma partida. As duas restantes estão marcadas para amanhã e para sábado.

Ke Jie é um prodígio chinês de apenas 19 anos e é reconhecido como sendo o jogador humano mais forte da atualidade. Jie adaptou-se bem à forma de jogar pouco ortodoxa do sistema de AI da Google, mas ainda assim não conseguiu vencer. O AlphaGo ganhou por meio ponto apenas, mas parece tratar-se de uma característica da própria máquina: o que interessa é vencer, não importa por quantos, explica o The Verge.

Os desafios acontecem no âmbito da conferência Future of Go, organizada pela própria Google na China. Na sexta-feira, a máquina vai ser usada para ajudar um jogador humano contra outro, em tempo real e ainda num outro teste onde irá defrontar cinco jogadores profissionais em simultâneo.