exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

British Airways poderá pagar até 114 milhões de euros por causa de falha informática

A falha informática que impediu voos da British Airways no passado sábado afetou perto de 100 mil passageiros e vai obrigar a companhia a gastar cerca de 114 milhões de euros em reembolsos. A situação começa a normalizar, mas ainda existem passageiros a não conseguir viajar.

  • 333

Ruben Nascimento Oliveira

Durante o fim-de semana, a British Airways viu-se obrigada a cancelar todos os voos com partida desde Heathrow ou Gatwick devido a uma falha informática. De acordo com as contas do Telegraph, há pelo menos 100 mil passageiros afetados.

Este episódio poderá custar à British Airways mais de 100 milhões de Libras (114 milhões de euros). Além dos reembolsos dos voos cancelados, a empresa terá de compensar, entre outros, os alojamentos, refeições e custos de negócios que não se realizaram, avança o Público.

Só no sábado pelo menos 1000 voos foram cancelados. No domingo os cancelamentos e atrasos afetaram mais 200 voos. Hoje os jornais ingleses relatam que muitos aviões da companhia continuam sem levantar voo.

Alex Cruz, CEO da British Airways, citado pelo The Independent, que o problema teve origem numa falha de abastecimento de energia e garante que «não existem provas de que tenha acontecido qualquer tipo de ciberataque»

Segundo a BBC, esta segunda-feira a situação começa a aproximar-se da normalidade, mas ainda há centenas de passageiros que não conseguiram viajar.

  • EUA não querem portáteis a bordo de voos internacionais

    Mercados

    Em março, os EUA e o Reino Unido começaram a banir a utilização de equipamentos eletrónicos maiores do que um telefone a bordo de voos de países do Médio Oriente e Norte de África. Agora, oficiais dos EUA pretendem que a proibição seja alargada a mais voos internacionais.

  • Exame Informática nº 264, junho

    Capa da Revista

    As câmaras dos smartphones já são muito capazes, mas, para tirar fotos com qualidade, há técnicas que importa dominar. Siga os nossos conselhos e consiga resultados com um ar mais profissional. Nesta edição também colocamos à prova as tecnologias LED, OLED e QLED e o desktop do melhor gamer português. Temos uma entrevista com um dos maiores hackers de sempre e, como é habitual, muitos testes, reportagens e tutoriais para descobrir.