exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Os portugueses que vão estagiar na NASA; a insustentável obrigatoriedade do Java na entrega do IRS; e o pequeno drone controlado por gestos

Aqui ficam os conteúdos de mais uma Exame Informática Semanal. A edição que está disponível a partir de hoje e durante toda a semana e que lhe traz o melhor da Tecnologia e da Ciência.

  • 333

Há seis portugueses que vão estagiar na NASA. Uma experiência que pode abrir novos horizontes a estes jovens que vão privar com alguns dos melhores investigadores do mundo. Falámos com eles para perceber quais as expetativas que têm dos seis meses que vão passar em ambiente tão privilegiado.

E continuamos a falar sobre a NASA. A agência espacial americana demorou 60 anos a desenhar a missão que vai levar uma sonda até à órbita do Sol. A nave mais rápida alguma vez construída pela NASA descola no próximo ano e o seu grande objetivo é perceber como se formam as tempestades solares e de que forma nos podemos prevenir, na Terra, do blackout que uma descarga eletromagnética de grandes proporções pode provocar em sistemas de comunicações. Sim, podemos voltar à Idade Média.

Ainda estamos no Espaço. A Beeverycreative é uma empresa portuguesa que está a desenvolver uma impressora 3D que pode vir a ser usada a bordo da Estação Espacial Internacional. O projeto é da ESA e em Aveiro trabalha-se para que um dia os astronautas a bordo do maior laboratório espacial possam usar a impressão 3D para fabricar objetos dos quais necessitem. Para já, a impressora portuguesa só vai ser usada para testes aqui em baixo, na Terra.

Esta foi a semana em que fomos a Paris ver um pequeno drone que é controlado por gestos (ou quase, como conta o Paulo Matos). Não fomos aos EUA, mas foi lá que a Intel mostrou os processadores mais rápidos do mundo.

Em Lisboa, entrevistámos um australiano que nos explicou como a Realidade Virtual pode ajudar a melhorar algumas patologias que provocam problemas de memória (Ross Brown também nos fala de Inteligência Artificial). Por cá, também andámos a perguntar porque somos, todos, obrigados a utilizar uma tecnologia antiga e insegura para entregar o IRS pela Internet. Perguntámos tanto que, agora, já há bancadas parlamentares a questionar o Governo sobre a legalidade do sistema.

Esta semana o mercado português da tecnologia agitou-se com a compra da Iten pela Claranet e, também por cá, há quem tenha desenvolvido um sistema para detetar a ferrugem em postes de eletricidade – sim, é muito útil.

E temos testes. Jogámos Tekken 7 (um dos jogos de pancada mais esperados do ano) que até tem um cenário em Realidade Virtual; colocámos à prova um dos novos processadores da AMD (que tem uma boa relação qualidade/preço); e, entre outras coisas, fomos dar uma volta com o novo Nissan Micra – um pequeno carro, com muita tecnologia.

Já sabe que tem toda a semana para ler esta edição utilizando os códigos fornecidos na revista E, do Expresso, e na Exame Informática. Os assinantes de ambas as publicações só têm de inserir os seus dados de acesso para usufruir dos muitos conteúdos que preparámos.

Voltamos para a semana. Boa leitura!

  • 333