exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Projeto GEN10S vai dar formação em programação a 5 mil alunos portugueses

40 escolas, 5000 crianças e 500 professores de escolas do 2º ciclo irão beneficiar de uma iniciativa levada a cabo pela Google.org, Ayuda en Acción e SIC Esperança. As candidaturas já estão abertas.

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

Promover a igualdade de oportunidades na área digital entre os mais novos e reduzir o fosso nas competências digitais são os dois grandes objetivos do projeto GEN10S Portugal. A iniciativa, que resulta de uma parceria entre a Google.org, Ayuda en Acción e SIC Esperança (entidade que pertence ao mesmo grupo empresarial da Exame Informática), foi hoje apresentada num evento que contou com as presenças do Primeiro-Ministro, António Costa, e do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

O GEN10S prevê formar em programação Scratch 5 mil alunos dos 5º e 6º anos e de 500 professores. As escolas do 2º ciclo do ensino básico interessadas em participar neste projeto poderão, a partir de hoje, consultar o regulamento e a ficha de candidatura em genios.org.pt, e candidatarem-se.

No total, serão selecionadas 40 escolas. Cada curso será constituído por 12 sessões, cada uma com 60 minutos. A metodologia educacional será baseada em três etapas – fundamentos em programação, realização de trabalhos e trabalho cooperativo entre equipas – e o Scratch será a ferramenta a utilizar para ensinar a programar. Pretende-se que as crianças aprendam por via da resolução de problemas, da execução dos projetos e da experiência.

A formação será ministrada por professores contratados com esta finalidade e em função de metodologia preparada pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

Refira-se que o projeto GEN10S surgiu inicialmente em Espanha, através da parceria da Ayuda en Acción com a Google.org, com o objetivo de assegurar a todas as crianças os recursos e oportunidades necessárias para o domínio das novas tecnologias numa era cada vez mais digital. Dados os resultados obtidos naquele país, a Google.org desafiou a SIC Esperança a implementar o projeto em Portugal.

«Estamos muito entusiasmados com este novo projeto, fomentar a inclusão tecnológica e social, a igualdade de oportunidades entre os mais jovens e despertar os mais novos para as oportunidades do mundo digital são desafios cada vez mais prementes. Quer o projeto Atelier Digital, quer o Gen10S enquadram-se no programa Google, um motor de crescimento que está a ser implementado na Europa», explica Marcel Leonardi, Senior Counsel da Google Portugal. «Estando hoje a Internet no centro do crescimento económico, temos vindo a investir com tecnologia e apoio para ajudar cidadãos, empresas, empreendedores, organizações sem fins lucrativos, programadores, criadores, etc. a terem sucesso no mundo digital. Esperamos que este novo projeto tenha o mesmo sucesso que está a ter o Atelier Digital, com o qual a Google está a formar milhares de portugueses nas competências digitais críticas para um mundo cada vez mais digital», acrescenta Marcel Leonardi.

«O projeto GEN10S nasceu para responder ao desafio tecnológico que estamos a viver e que não pode deixar ninguém de fora, sob pena de acentuar as barreiras socioeconómicas e de género. Ao proporcionar igualdade de oportunidades na área digital desde a infância, asseguramos uma maior integração social e uma educação mais inovadora e focada no futuro», afirma Mercedes Balsemão, presidente da SIC Esperança.

Pode saber um pouco mais sobre o GEN10S no vídeo abaixo.