exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Theresa May diz que chegou a altura de regular a Internet

A Primeira Ministra do Reino Unido defende a criação de novas regras internacionais que regulem o ciberespaço e pede às empresas tecnológicas que ajam mais e melhor.

  • 333

Exame Informática

Na sequência do ataque terrorista da noite de sábado, Theresa May defendeu a implementação de novas regras internacionais que acabem com os espaços seguros usados pelos radicais na Internet. «Não podemos permitir que esta ideologia tenha o espaço seguro que precisa para se desenvolver – no entanto, é precisamente isso que a Internet e as empresas que fornecem serviços baseados na Internet oferecem», disse May, citada pelo The Independent.

A Primeira Ministra alertou ainda que há uma nova tendência na ameaça terrorista e que os três ataques mais recentes não estavam ligados por redes comuns, mas apenas pela ideologia extremista.

Os Conservadores britânicos pedem uma maior regulação da Net, que seja possível forçar os fornecedores de acesso à Net a participar em ações de contra-terrorismo e dificultar o acesso à pornografia online.

Estas declarações surgem na sequência dos ataques deste fim de semana e também depois da apresentação do Investigatory Powers Act 2016, que obriga os fornecedores de acesso a manter o histórico de sites visitados por todos os internautas por um ano e concede às agências de inteligência mais poderes para intercetar comunicações online.

  • 333