exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Governador da Califórnia desafia Trump e vai explorar energias limpas com a China

Jerry Brown, o Governador da Califórnia, e o Ministro da Ciência e Tecnologia da China preparam uma parceria para trabalhar em energias limpas, apesar de Trump ter retirado os EUA do Acordo de Paris.

  • 333

Exame Informática

O comunicado revelado pelo gabinete do Governador da Califórnia detalha que se assinou um acordo com a província de Jiangsu, com 80 milhões de habitantes, para trabalhar em tecnologias limpas para melhorar a eficiência energética e o armazenamento, nas energias renováveis, na modernização da grelha, nos veículos com zero emissões e no desenvolvimento urbano com baixos níveis de carbono.

O acordo surgiu na sequência da participação de Brown no Clean Energy Forum, em Pequim, onde o Governador teceu duras críticas sobre a posição assumida por Trump. O Secretário de Energia dos EUA esteve presente no mesmo evento e recusou responder a perguntas dos jornalistas, noticia a Reuters.

A parceria está a conhecer agora os primeiros passos e ainda deve demorar até existir uma verdadeira cooperação com a Califórnia, uma vez que este mercado ainda está numa fase regional e é difícil ligar-se com o mercado chinês, explicou Ma Aimin, do National Centre for Climate Change Strategy and International Cooperation da China.

O Governo da Califórna aprovou uma lei que pretende aumentar o volume de energias vindas de fontes renováveis que é disponibilizado, para um objetivo de ter 100% até 2045. Em 2016, as energias de fontes limpas representaram 27% de toda a energia consumida naquele Estado.