exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

TIC do 5º ao 9º anos, as novidades da Apple, e a ansiedade elétrica

Na mais recente edição da Exame Informática Semanal pode descobrir como é que se dá à volta à ansiedade motivada pelas baterias de carros elétricos, e ficar a saber tudo sobre o assistente doméstico e o poderoso computador da Apple. A disciplina de TIC vai mudar a partir de 2018-2019

  • 333

Se está a ler esta newsletter, então é bem possível que pertença à enorme maioria de pessoas que aprenderam a usar um computador sem ter formação nas escolas. Foi assim desde os primórdios dos ZX Spectrum e de outras máquinas similares que marcaram os primeiros movimentos de democratização das tecnologias em Portugal. O atual Governo está apostado em levar ainda mais a fundo a universalidade das tecnologias e prepara-se para reformular a disciplina TIC, tornando-a obrigatória entre os 5º e 9º anos de escolaridade. E essa é uma das notícias que a mais recente edição da Exame Informática Semanal dá em primeira mão.

Mas há mais momentos altos nesta edição: O Pedro Oliveira seguiu com atenção as mais recentes novidades da Apple e não saiu de mãos a abanar da ida aos prémios de Inovação da Meo. Para posteridade ficam dois promissores representantes do luso engenho, que podem mesmo mudar o mundo. Ou pelo menos parte dele.

Nas suas incursões pelas tecnologias, o Sérgio Magno foi a Tomar e voltou – e contribuiu para a desmistificação do denominado «range anxiety». Essa foi a parte do trabalho em que ninguém o o viu na redação. Nos outros dias, ainda encontrou tempo para escrever sobre o Computer Card da Intel e testar a mais profissional das câmaras mirrorless da Olympus.

O Paulo Matos também não teve mãos a medir – e não descansou enquanto não desvendou todos os pontos fortes e fracos do Aquaris X da BQ. Smartphones à parte, as atenções do Paulo viraram-se para Coimbra. Ou melhor, para a Critical Software e para a venda de uma participada à Symantec.

Para quem prefere mensagens cifradas, esta newsletter talvez não seja mais adequada – mas quem gosta de ouvir especialistas de criptografia não deve perder a entrevista a José Manuel Valença, um pioneiro da Internet, que ao contrário de quase todos os Internautas, recusa usar o termo encriptação.

Esta newsletter não poderia ser da Exame Informática se não terminasse com convite para uma visita a dois tutoriais sobre o Facebook, o jogo Rime, e a app Oilist.

Bom fim de semana; boas tecnologias!

  • 333
  • MEO Smart Home: a inteligência em casa

    Hardware

    O novo serviço da operadora que visa tornar as casas portuguesas um pouco mais inteligentes através de um pacote de equipamentos capazes de simplificar a vida dos utilizadores. Os consumidores terão de pagar 50 euros de entrada e depois uma mensalidade para poder usufruir do MEO Smart Home.