exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

“Quinta de cliques” desmantelada na Tailândia: mais de 300 mil cartões SIM e 400 iPhones

Exame Informática

  • 333

Três indivíduos chineses foram detidos na Tailândia e são acusados de gerir uma “quinta de cliques”, com recurso a mais de 300 mil cartões SIM e 400 iPhones, para influenciar a reputação de produtos e conteúdos na rede social WeChat.

Exame Informática

As autoridades da Tailândia revelaram ter feito um raide numa casa alugada próxima da fronteira com o Cambodja e ter detido três cidadãos chineses, acusando-os de manter uma “quinta de cliques”. Os três homens recebiam cerca de quatro mil dólares cada um por mês para gerar cliques artificiais na rede social chinesa WeChat com recurso a mais de 300 mil cartões SIM, 400 iPhones 4S, 5C e 5S, dez computadores e outros aparelhos eletrónicos.

A polícia suspeitava da existência de um call center fraudulento quando iniciou a investigação, mas veio a deparar-se com um cenário diferente, com este sistema desenhado para aumentar a popularidade de produtos e conteúdos vendidos através da rede social na China. Os homens estariam a soldo de uma empresa cujo nome não foi tornado público, noticia o Bagkok Post.

As autoridades estão ainda a tentar perceber como é que os detidos conseguiram trazer tantos telefones para a Tailândia e como conseguiram comprar e manter tantos cartões SIM operacionais. Os homens estão detidos e enfrentam acusações de ficar para lá do tempo permitido pelo visto de estadia, de trabalhar ilegalmente, de usar cartões SIM não registados e de contrabando.

  • 333