exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

CIA espia routers há anos

Um conjunto de documentos revelado agora mostra que a CIA tem dezenas de ferramentas para espiar routers de vários fabricantes. A agência estará a piratear estes equipamentos há anos.

  • 333

Exame Informática

Os documentos publicados agora pelo WikiLeaks mostram que a CIA tem espiado routers domésticos, empresariais e públicos há anos. As ações têm sido levadas a cabo por uma unidade de elite, conhecida por Engineering Development Group.

Entre os ficheiros revelados há dezenas de manuais de instruções para utilizador, de instalação e outros gráficos e documentos marcados como “secretos” e que detalham o funcionamento de várias ferramentas de hacking, noticia o ZDNet. Estes programas e métodos permitem aos espiões monitorizar a atividade de Internet de um alvo, redirecionar o browser, analisar e procurar endereços de email ou contactos telefónicos, por exemplo.

Os routers são um dos pontos de entrada preferidos por serem pontos centrais e por terem frequentemente falhas de segurança, que facilitam a exploração de vulnerabilidades. Um documento de 2010 mostra que a CIA conseguia entrar em modelos da Asus, Belkin, D-Link, Netgear, Linksys, entre outros.

Os documentos agora revelados ainda não foram analisados por especialistas, pelo que não se sabe se as vulnerabilidades se mantêm abertas ou se já foram corrigidas com atualizações de firmware.