exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Inteligência Artificial da Microsoft bate o recorde a jogar Ms. Pac-Man

Exame Informática

  • 333

Uma startup canadiana comprada pela Microsoft anunciou que conseguiu criar um sistema que bateu o recorde de pontuação em Ms. Pac-Man, considerado um dos jogos mais difíceis para a Inteligência Artificial.

Exame Informática

A Microsoft comprou a canadiana Maluuba no início do ano e esta startup anunciou agora que conseguiu criar um sistema que bateu o recorde de pontuação em Ms. Pac-Man, conseguindo 999.990 pontos. A equipa desenvolveu um sistema com 150 agentes de IA que trabalharam em conjunto e em paralelo, cada um com diferentes missões durante o jogo. Todos os conhecimentos adquiridos individualmente foram depois enviados para um agente superior, que consolidou a informação e tomou as decisões, pesando os prós e contras e conseguindo a pontuação máxima.

O jogo envolve “comer” uns pontos no ecrã, enquanto se foge de fantasmas. Neste cenário, alguns dos agentes focaram-se em fugir e outros em “comer”. As estratégias foram depois partilhadas com o agente superior, detalha a Cnet.

A máquina de Inteligência Artificial conseguiu bater o recorde conseguido por humanos. Por ser considerado um dos jogos mais difíceis para os sistemas de Inteligência Artificial, a proeza da Maluuba abre boas perspetivas para o desenvolvimento de sistemas que sejam capazes de agir e tomar decisões na vida real, em situações igualmente imprevisíveis.