exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Portugal pode receber carro autónomo com proteção contra ciberataques

O veículo a ser desenvolvido pela Vedecom Tech e Karamba Security promete ser o primeiro carro autónomo com sistema de segurança contra ciberataques. Portugal vai ser uma das cidades europeias a receber os veículos produzidos.

  • 333

Ruben Nascimento Oliveira

A Vedecom Tech e a empresa Israelita Karamba Security informaram que vão formar uma parceria para desenvolver carros de condução completamente autónoma e com um sistema de proteção contra ciberataques para uso comercial.

A empresa europeia diz que os primeiros modelos a ser lançados podem chegar ainda este ano mas que, o mais tardar, em 2018 estarão espalhados por alguns municípios de Portugal, França, Alemanha, Itália e Holanda.

Versalhes será a primeira cidade a receber um serviço com este tipo de tecnologia, onde os carros estarão disponíveis para ser utilizados por turistas num conjunto de faixas designadas, durante uma viagem que ronda os sete quilómetros, avança David Barzilai, presidente executivo da Karamba.

O sistema de segurança da Karamba Security promete proteger o carro de possíveis ciberataques, vindos tanto das infraestruturas em volta do veículo como de dispositivos que já se encontrem no seu interior.

«Isto marca a produção do primeiro carro comercial protegido contra ciberataques na indústria automóvel» garantem as empresas em declarações à Reuters