exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Nvidia alia-se à Volvo e outros fabricantes para desenvolver carros autónomos

A Nvidia anunciou várias parcerias firmadas com o objetivo de criar um sistema de Inteligência Artificial para carros autónomos mais robusto e seguro.

  • 333

Exame Informática

A parceria entre a Nvidia, a Volvo e a Autoliv pretende acelerar o desenvolvimento da tecnologia para carros autónomos e ter os primeiros automóveis na estrada, com a plataforma Drive PX, a partir de 20121. O objetivo parece ser ambicioso, especialmente se se considerar que é necessário fazer testes de segurança e ainda ultrapassar os obstáculos legais que possam surgir. O trio de empresas vai contar com a colaboração da Zenuity que já está a criar tecnologia de próxima geração para este tipo de veículos. A Nvidia ganha o apoio de fabricantes automóveis e estes conseguem acesso a uma das plataformas de IA mais avançadas.

Por outro lado, a Nvidia anunciou ainda um acordo com a ZF e a HELLA para oferecer tecnologia de Inteligência Artificial com certificação de segurança de New Car Assessment Program, ou NCAP. A meta é que esta solução esteja certificada antes de ser implementada massivamente pelos fabricantes de carros, explica o Hot Hardware.

Com este último acordo, vai ser possível ter acesso a um sistema completo que integre câmaras frontais, software de apoio e sistemas de radar mais seguro.

«O nosso trabalho com a ZF e a HELLA vai trazer soluções de condução autónoma de IA que incluem a certificação NCAP para milhões de carros», explicou Jensen Huang, CEO da Nvidia.

  • 333
  • O Model 3 foi revelado esta manhã. Confirmou-se o preço base de 35 mil dólares para a versão de entrada com autonomia de cerca de 350 km. Uma das opções é o Autopilot avançado, que permite fazer viagens sem intervenção do condutor... quando a legislação o permitir. Em Portugal, o Model 3 deverá ter um preço base de cerca de 40 mil euros