exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Alemanha prepara-se para ciberataques durante cimeira do G20

A cimeira do G20 vai decorrer em Hamburgo na próxima semana e as autoridades estão a preparar-se para lidar com protestantes e também com eventuais vagas de ciberataques.

  • 333

Arne Shoenbohm, do Federal Office for Information Security (BSI) alemão, revelou que está a ser preparado um centro de comando especial disponível 24 horas por dia e sete dias por semana para defender as infraestruturas informáticas do país. As autoridades receiam não só as manifestações físicas de protesto, mas também eventuais ciberataques de grupos organizados como os Anonymous ou os Lulzsec. A agência ainda não recebeu ainda qualquer ameaça, mas está a realizar testes de penetração para assegurar que as redes informáticas envolvidas estão protegidas, noticia o VentureBeat.

O centro de comando vai contar com dezenas de especialistas em segurança informática a pronto para reagir a qualquer ciberataque, numa altura em que os governos se começam a aperceber de que os protestos virtuais são uma ameaça cada vez mais real.

O BSI revelou, na semana passada, que detetou uma vaga de ataques que estão direcionados para empresas e agências governamentais, possivelmente orquestrados pelo APT 28, um grupo de hackers conotados com o governo russo, com o objetivo de interferir nas eleições nacionais marcadas para setembro.

  • 333
  • O Model 3 foi revelado esta manhã. Confirmou-se o preço base de 35 mil dólares para a versão de entrada com autonomia de cerca de 350 km. Uma das opções é o Autopilot avançado, que permite fazer viagens sem intervenção do condutor... quando a legislação o permitir. Em Portugal, o Model 3 deverá ter um preço base de cerca de 40 mil euros