A marca Meo voltou a fechar o primeiro trimestre de 2017 na frente do ranking dos operadores móveis nacionais, com uma quota de mercado de 45,3% e mais de 7,7 milhões de clientes. A Vodafone 28,6% manteve o segundo lugar do ranking absoluto das comunicações móveis, ficando a Nos com o terceiro lugar e uma quota de mercado de 24,4%. No ranking dos clientes que têm uma utilização efetiva dos serviços móveis, as quotas dos três operadores registam alterações marginais: Meo com 43,9%, Vodafone com 30,7% e Nos com 23,5%.
Esta diferença entre quotas de clientes com utilização efetiva e quotas de mercado absolutas também se reflete nos números totais apurados pela Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom), no que toca às estações móveis (tablets, telemóveis ou smartphones) disponíveis no mercado português: «O número de estações móveis habilitadas a utilizar o serviço atingiu 17 milhões. Destas, 12,8 milhões (75,7% do total), foram efetivamente utilizadas no último trimestre. Excluindo tablet/PC e as estações móveis associadas a comunicações Machine-to-Machine (M2M), o número de estações móveis/equipamentos de utilizador ativos e com utilização efetiva no 1T2017 foi de 11,5 milhões, -0,5% do que no trimestre anterior e -0,1% relativamente ao 1T2016», refere o relatório trimestral da Anacom.
A Altice/PT que detém a marca Meo não desperdiçou o balanço trimestral da Anacom para reivindicar a liderança num outro segmento dos jovens (Moche, Yorn WTF) que não foi discriminado pela reguladora das telecomunicações. A PT recorda que, de acordo com análise divulgada pela Marktest em maio, o Moche terá uma vantagem de sete pontos percentuais face à concorrência no segmento dos 10 aos 24 anos de idade.
A Anacom revela ainda que o primeiro trimestre aos operadoras móveis terão faturado 330 milhões de euros – o que corresponde um diminuição de 3,5% face ao mesmo semestre de 2017. Em média cada cliente gasta mensalmente 9,7 euros com as tarifas de telemóvel.
Nota ainda para os planos pré-pagos que «mantiveram a tendência de decréscimo, tendo diminuído 2% face ao trimestre anterior». No final do primeiro trimestre de 2017, foram contabilizados 48% de assinantes pré-pagos.
Em média, cada consumidor português gasta, por mês, 187 minutos de conversa ao telemóvel e envia seis mensagens por dia.