exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

T-Pod, um camião elétrico autónomo capaz de levar 15 paletes

A empresa sueca Einride apresentou o protótipo do T-Pod, um camião elétrico com autonomia para percorrer até 200 quilómetros e de carregar até 15 paletes.

  • 333

Exame Informática

A primeira coisa que salta à vista quando se vê uma foto do T-Pod é que não há qualquer cabine ou vidro para-brisas como num camião normal. Este protótipo sueco é um camião elétrico e autónomo, que dispensa a presença de qualquer ser humano a bordo. O T-Pod promete levar até 15 paletes standard de carga e uma autonomia de até 200 quilómetros por carga, noticia o Engadget.

Apesar de ser autónomo, há um modelo híbrido de controlo: em autoestrada, anda completamente sozinho, enquanto nas restantes vias há um humano a manobrá-lo remotamente. A Einride explica que o controlador humano também monitoriza os trajetos em autoestrada e pode intervir a qualquer momento, se for necessário.

Os primeiros camiões deste tipo devem chegar ao mercado ainda neste outono e, até 2020, a empresa planeia ter cerca de 200 veículos a circular, transportando cerca de dois milhões de paletes por ano.

  • 333