exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Volkswagen está a criar robô que liga o carro elétrico à tomada

Num futuro não muito distante, o condutor de um carro elétrico nem precisa de sair da viatura para recarregar a bateria. Uma das soluções que a Volkswagen está a desenvolver inclui um robô que liga o carro à tomada.

  • 333

Exame Informática

A Volkswagen está a trabalhar em várias parcerias para desenvolver novas soluções para carros autónomos e elétricos. Agora, a empresa anunciou um acordo com a Kuka, um fabricante de robôs alemão com o objetivo de «fortalecer o projeto de investigação que está a desenvolver uma melhor colaboração entre humanos e robôs». Uma das vertentes deste projeto é um robô capaz de conectar o carro elétrico à estação de carga, fazendo com que o condutor humano nem sequer tenha de sair do veículo.

O CEO da Kuka, Till Reuter, explica que «no futuro, os robôs vão apoiar os humanos em muitas tarefas rotineiras. Estamos a trabalhar juntos em conceitos inovadores para modelar este futuro», cita o Engadget.

Recorde-se que a Tesla já mostrou um vídeo de um robô recarregador semelhante, em 2015, capaz de detetar a entrada elétrica no carro e ligar-se sozinho, começando a carregar a bateria. Há outras ideias também que passam por recarregar os veículos enquanto estão estacionados na rua ou mesmo em movimento.

O projeto da Volkswagen ainda está numa fase inicial e não se sabe quando pode ser apresentado o protótipo.

  • 333