exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Trump e Putin discutem Centro de Cibersegurança

Donald Trump quer juntar os CEO das maiores tecnológicas a partir de junho

Alex Wong

Durante a cimeira do G20, os presidentes dos EUA e da Rússia debateram a criação de uma unidade de cibersegurança comum e impenetrável.

  • 333

Exame Informática

Trump escreveu no Twitter que discutiu com o homólogo russo a criação de uma unidade especializada em cibersegurança que proteja as nações «contra o hacking de eleições e muitas outras coisas negativas». Recorde-se que as autoridades norte-americanas encontraram várias provas de interferência de hackers russos nas eleições que conduziram Trump ao cargo, pelo que a intenção de criar de uma unidade destas não deixa de ser surpreendente.

Desde que Trump publicou a mensagem no Twitter, confirmando estas conversações, as reações não se fizeram esperar com vários republicanos a criticarem a decisão e John McCain a dizer mesmo que a ajuda de Putin seria benéfica, «uma vez que é ele que está a fazer o hacking», cita o Engadget.

Ainda não se sabe como é que Putin vê esta ideia, nem como terá reagido à proposta de Trump. No entanto, mais tarde, Donald Trump veio esclarecer que a mera discussão sobre a criação desta unidade não significa que ele pense que se venha a concretizar.