exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

COTEC vai deixar de organizar programa Cohitec

Ao cabo de 14 edições, o programa que ajudava cientistas a tornarem-se empresários vai deixar de ser organizado pela associação COTEC. Jorge Portugal mantém a convicção de que o Cohitec vai prosseguir fora da COTEC

  • 333

A COTEC pôs um ponto final na organização do programa Cohitec. Jorge Portugal, diretor-geral da COTEC, confirmou à Exame Informática que a associação de empresas decidiu acabar com a organização do programa que tem como principal objetivo o desenvolvimento de novos negócios a partir de projetos e ideias de investigadores de vários laboratórios nacionais.

O facto de a COTEC não pretender prosseguir com a organização do Cohitec poderá não significar obrigatoriamente o fim do programa de empreendedorismo. «Estou convicto de que o programa Cohitec vai continuar. Penso que, em breve, deverá ser fechada uma solução para que o programa possa ser feito por uma entidade externa à COTEC. Acredito que, na rentrée, já possa ser anunciada a nova solução para o Cohitec», refere Jorge Portugal, sem fornecer detalhes sobre a forma como o Cohitec poderá evoluir no futuro.

O responsável pela COTEC recorda que a decisão de abandonar o programa Cohitec foi tomada há dois anos, «no âmbito de uma reflexão estratégica que envolveu os vários órgãos sociais da COTEC». Durante essa reflexão, os associados da COTEC decidiram passar a privilegiar projetos de inovação mais próximos de chegarem ao mercado e de gerarem negócio.

O programa Cohitec foi criado para formar, sem custos, cientistas nas áreas relacionadas com o empreendedorismo. Em 14 edições, o programa ajudou 540 investigadores de 18 entidades científicas a desenvolverem 180 projetos de empreendedorismo tendo como ponto de partida protótipos ou soluções inovadoras. Deste programa de empreendedorismo, nasceram 37 startups.

  • 333