exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

NASA não tem dinheiro para colocar humanos em Marte

Apesar de a Agência Espacial norte-americana já falar dos planos para colocar colonos em Marte há algum tempo, muitos especialistas alertavam que não havia dinheiro suficiente para a missão. Um dos administradores da NASA acaba de o confirmar também.

  • 333

Exame Informática

William Gerstenmaier, administrador da NASA para as Operações e Exploração Humana, confirmou que a agência não tem verbas para desenvolver a tecnologia para colocar humanos em Marte. Apesar de ser necessário um aumento de 2%, a NASA não consegue integrar no orçamento os custos necessários ao desenvolvimento de soluções e tecnologia para a entrada, descida e aterragem em Marte.

O Ars Technica explica que é provável que se coloquem humanos em órbita do Planeta Vermelho, mas que as restrições orçamentais impedem qualquer outro plano mais ambicioso, pelo menos para já.

O administrador da NASA não baixa os braços e fala também de uma eventual missão à Lua, com vista a colocação de colonos naquele astro e com a missão de explorar melhor a superfície e o subsolo.

Apesar de estas restrições para já, nada impede que o público possa continuar a sonhar com uma chegada e aterragem em Marte, uma vez que os orçamentos podem mudar mesmo dentro da própria administração política.

  • 333