exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

As estradas que vão produzir energia e os gadgets que tornam as férias mais memoráveis

Esta edição da Exame Informática Semanal presta particular atenção aos meios de transporte do futuro: das estradas que vão gerar energia para alimentar semáforos ao sistema em que cápsulas viajam por levitação magnética. O hardware também não é esquecido, até porque há um processador de 16 núcleos da AMD para descobrir e testes ao Acer Switch 12, Nissan X-Trail X-Scape e DJI Spark, entre outros.

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

Bem-vindo a mais uma edição da Exame Informática Semanal!

A chegada do período de férias significa que, muito provavelmente, vai fazer-se à estrada em breve. Se for esse o caso, boa viagem! E aproveite para olhar para o típico alcatrão com um sentimento de nostalgia, porque, se depender de Francisco Duarte, CEO da Pavnext, as estradas vão mudar em breve. A startup portuguesa venceu a competição Big Smart Cities com um projeto que permite converter a energia cinética da travagem de um carro em energia elétrica que pode ser injetada na rede pública para alimentar o sistema de semáforos ou de iluminação de uma localidade, por exemplo.

Claro que, se depender dos responsáveis da Hyperloop One, nem serão precisas estradas para pessoas e cargas circularem no futuro. Este meio de transporte realizou o primeiro teste com sucesso, o que significa que levitou durante 5,6 segundos. Já faltou mais para viajarmos a 1223 km/h…

O que parece que falta na NASA é dinheiro. Pelo menos, para levar homens a Marte em 2030 como estava inicialmente previsto. Sendo assim, é provável que se fique pelo regresso à Lua. Descendo à Terra, Portugal conta com um novo fornecedor de serviços telefónicos por VoIP. A empresa chama-se Nfon e quer conquistar o mercado de PME. Por sua vez, a portuguesa Aptoide foi a Bruxelas fazer uma queixa à Comissão Europeia contra a Google e a decisão final está para breve. Será o fim dos smartphones Android com apps pré-instaladas?

No mundo do hardware, a AMD continua a dar cartas. Desta vez, com o anúncio de um processador de 16 núcleos! Depois da corrida aos MHz nos anos 90, agora AMD e Intel estão empenhadas nos núcleos de processamento. Passando para os testes da semana, mantemos a temática das férias: temos o híbrido Acer Switch 12, o aventureiro Nissan X-Trail X-Scape, o jogo Crash Bandicoot N’Sane Trilogy, a câmara Olympus TG-5 e o drone DJI Spark, por exemplo.

Como habitualmente, publicamos igualmente artigos de opinião, tutoriais – um deles tem dicas para poupar tráfego com o iPhone – e apps. Bom fim de semana ou boa semana de trabalho!

  • 333
  • O dia em que a PT Empresas construiu uma fábrica

    Mercados

    Vai custar 10 milhões de euros e abre portas oficialmente a 9 de junho do próximo ano. A nova fábrica da portuguesa Solintellysys foi desenhada de raiz tendo em conta as tecnologias do ecossistema da Indústria 4.0. Um projeto em que a PT Empresas vai além do fornecimento da infraestrutura tecnológica. O operador é responsável pela construção da própria fábrica.

  • Os inventores não tiram férias

    Ciência

    The Inventors é uma startup que pretende levar crianças dos sete aos 14 anos de idade a porem em prática conceitos de eletrónica, programação e engenharia. Até ao dia de hoje já foram contabilizadas mais de 1000 inscrições nestes campos de férias tecnológicos

  • Os cromos mais difíceis

    Mercados

    A Framie quer colocar os turistas a fazer fotos para guardar numa “caderneta de cromos digital”. A app venceu a edição portuguesa da Venture Cup – a competição internacional que tem final em setembro e quer apurar qual a melhor startup saída das universidades – e Portugal é apenas o ponto de partida nas ambições dos mentores do projeto saído da Universidade do Porto