exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Reconhecimento facial usado para capturar homem em fuga há 25 anos

As autoridades do Nevada anunciaram que conseguiram deter um homem em fuga há 25 anos, com recurso a tecnologia de reconhecimento facial.

  • 333

Exame Informática

Robert Frederick Nelson, de North Las Vegas, cometeu vários crimes violentos e foi condenado à prisão, conseguindo fugir em 1992. Agora, 25 anos depois tentou tirar a carta de condução e o sistema de reconhecimento facial identificou-o, alertando as autoridades.

A polícia explica que Nelson tentou renovar o documento que o habilitava a conduzir e o sistema alertou de imediato os investigadores. Os agentes confirmaram visualmente que a carta de condução tinha a fotografia daquele que era tratado como Craig James Pautler, há 25 anos. A investigação mostrou depois que havia registo de vários crimes violentos cometidos por ambos os nomes.

Nos EUA, cerca de metade dos adultos têm a sua fotografia numa qualquer base de dados das autoridades. No estado do Nevada, por exemplo, a entidade que gere as cartas de condução já usa um sistema de reconhecimento facial desde 2008.

  • 333