exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Índia estreia comboio com painéis solares

O DEMU, de Diesel Electric Multiple Unit, é o primeiro comboio da Indian Railway. Nesta fase, os painéis vão ajudar apenas nos sistemas de conforto, como os ecrãs, a iluminação e a regulação térmica.

  • 333

Exame Informática

O primeiro comboio com painéis solares da Índia continua a ser movido por uma locomotiva a diesel. A grande diferença é que os mecanismos de conforto dos passageiros, como a iluminação, os ecrãs informativos ou as ventoinhas, são alimentadas com esta energia “verde”. A energia restante que é capturada é armazenada em baterias colocadas a bordo do comboio, explica o Engadget. Sandeep Gupta, Vice Presidente e Diretor da Jackson Engineers Limited, a empresa que produziu e instalou os painéis, confirma que foi desafiante coloca-los no topo das carruagens que podem circular a mais de 80 km/h.

A Indian Railways estima que um comboio apenas com seis painéis solares instalados pode poupar até 21 mil litros de gasóleo por ano e permitir poupanças de cerca de 20 mil dólares.

O serviço de caminhos de ferro na Índia opera mais de 11 mil comboios por dia e movimenta cerca de 13 milhões de pessoas diariamente.