exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Lyft quer desenvolver tecnologia para carros autónomos

A Lyft está a entrar na corrida pelos carros autónomos e anunciou a criação de uma plataforma que recolhe dados de todas as viagens feitas diariamente.

  • 333

Exame Informática

A Lyft Open Platform Initiative é a entrada da Lyft na tecnologia para carros autónomos. A empresa quer alimentar modelos de Inteligência Artificial com os dados recolhidos a partir de quase um milhão de viagens diárias feitas pelos seus motoristas. Esta informação será útil para desenvolver um sistema para veículos autónomos. O objetivo parece passar por um kit que combina hardware e software e que pode ser usado por outros fabricantes e já existe mesmo uma parceria com a Jaguar Land Rover, noticia o Slashgear.

Em termos de hardware, o kit deve trazer câmaras, processadores, scanners, radares e outros equipamentos diretamente comprados aos fornecedores. O software deve ser desenvolvido internamente, com os tais dados das viagens, e integrado em algoritmos, mapeamentos de Inteligência Artificial e outros sistemas para interpretar a informação recolhida durante o trajeto.

Esta estratégia é diferente da que está a ser usada pela Alphabet e pela Uber, que se focam no hardware e nos sensores LIDAR, que são a peça mais cara deste tipo de sistemas. Por outro lado, a tática parece ser semelhante à da Apple que, com o Apple Car, quer fornecer um sistema para carros autónomos que possa ser usado por outros fabricantes.

O Vice-Presidente da Lyft, Luc Vincent, confirmou num post no Medium que esta tecnologia é essencial para o negócio da empresa e que 10% dos engenheiros já estão focados em desenvolver sistemas para veículos autónomos.