exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

NASA quer criar avião supersónico e silencioso

A agência espacial norte-americana quer desenvolver um avião que transporte passageiros à velocidade de um jato, mas sem o incómodo do barulho.

  • 333

A NASA está à procura de parceiros que sejam capazes de tornar real o projeto de um avião supersónico, mas que se destaque pelo silêncio. A agência tem 400 milhões de dólares para gastar nesta ideia nos próximos cinco anos. A Bloomberg explica que fabricantes como a Lockheed Martin, a General Dynamics, a Boeing e outros mais pequenos já estão a trabalhar neste segmento também.

A americana Boom já confirmou que um dos principais desafios que tem pela frente é mesmo reduzir o barulho do motor a jato usado nos aviões mais rápidos.

A NASA, por sua vez, já tem um modelo em mente e agora precisa de um fabricante que seja capaz de o tornar real e a operar com ruídos entre os 60 e os 65 decibéis. O Concorde, para se ter uma comparação, tem um nível de ruído de 90 decibéis.

Os aviões supersónicos silenciosos podem conseguir depois operar em rotas que passem por cima de zonas povoadas, algo que, neste momento, está vedado em vários locais do planeta.