exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

No Tramagal já se fabrica camiões elétricos

A Mitsubishi Fuso Truck, empresa do grupo Daimler que tem uma fábrica no Tramagal, anunciou que vai começar a produzir em série o Fuso eCanter, primeiro veículo comercial de mercadorias completamente elétrico

  • 333

A produção em série do Fuso eCanter foi anunciada hoje pela Mitsubishi Fuso, uma empresa do grupo Daimler, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. O eCanter é, segundo a marca, o primeiro veículo comercial de mercadorias completamente elétrico do mundo.

De acordo com a informação da Mitsubishi Fuso Truck, o eCanter permite poupanças de €1000 por cada 10 mil quilómetros quando comparado com os veículos com motor a gasóleo equivalentes.

O eCanter inclui seis baterias de 13,8 kWh de capacidade, o que totaliza pouco mais de 80 kWh. A autonomia anunciada é de 100 quilómetros, um valor que, segundo a marca, é suficiente para os percursos diários feitos por este tipo de camiões em circulação urbana e suburbana. A capacidade de carga varia de duas a três toneladas em função do tipo de caixa escolhido pelo cliente. Os faróis são LED e a grelha frontal diferenciam claramente este camião dos Canter com motores a combustão.

Ainda de acordo com a informação da marca, os custos de operações mais baixos quando comparados com modelos equivalentes como motor Diesel, vão permitir recuperar o investimento extra inicial em três anos.

A fábrica do Tramagal emprega atualmente mais de 400 trabalhadores e exporta para cerca de 30 países europeus, Israel, Marrocos e Turquia.

  • 333