exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Centrais elétricas de sobreaviso para ataques informáticos

Vários especialistas alertaram os responsáveis de centrais elétricas que podem vir a ser vítimas de ciberataques como o que vitimou parte da rede na Ucrânia. Os peritos indicam quais os sinais de alerta.

  • 333

Exame Informática

Investigadores e peritos discursaram na Black Hat e na Def Con, conferências especializadas em segurança informática, e alertaram que os ataques a centrais elétricas voltarão a suceder-se e, possivelmente, com maior frequência. Na Ucrânia, os hackers atacaram a rede elétrica em março de 2015 e no final de 2016, deixando milhares de pessoas sem luz durante horas.

Entre os alertas, os especialistas partilharam o texto e o código usado pelos hackers quando se infiltraram na rede e essa informação poderá ajudar os responsáveis a defenderem-se melhor, noticia a BBC.

As centrais de Europa, Ásia e Médio Oriente estão em maior risco, uma vez que o ataque usado na Ucrânia pode ser replicado com alguma facilidade para estas instalações. Já nos EUA, uma vez que o hardware é diferente, teria de ser preparado um novo ataque.

Harrys Konstantinou e outros dois colegas da Universidade de Nova Iorque conseguiram desenhar um mapa completo de uma instalação elétrica, apenas com base em comunicados de imprensa, informações obrigatórias para os reguladores, estudos de caso e relatórios de indisponibilidades. O trio usou depois software livre para testar o que aconteceria se diferentes zonas da estação fossem desligadas.

Por outro lado, Jason Staggs, da Universidade de Tulsa, diz que também as instalações de fontes renováveis estão em risco, com algumas destas redes a serem extremamente suscetíveis de receber um ataque e com o acesso às consolas de controlo e gestão a ser bastante facilitado.

  • 333