exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Panasonic estreia cadeiras de rodas autónomas em aeroporto no Japão

A Panasonic quer que a tecnologia ajude passageiros com mobilidade reduzida a movimentar-se no aeroporto de Haneda, Japão. Até março do próximo ano, está a decorrer um teste com cadeiras de rodas autónomas.

  • 333

Exame Informática

O passageiro só tem de indicar o seu destino através de um smartphone e a cadeira de rodas consegue levá-lo, de forma autónoma, até lá. A Panasonic desenvolveu estas cadeiras que utilizam vários sensores para evitar obstáculos e sistemas para calcular as melhores rotas para ir do ponto A ao ponto B. Segundo o Engadget, as cadeiras podem ser usadas em tandem, ou seja, vários utilizadores que façam parte de um grupo ou família podem deslocar-se em conjunto, com as cadeiras a comunicar constantemente umas com as outras. Para dispensar completamente os funcionários humanos, estes aparelhos têm ainda a capcidade de se arrumar sozinhas.

As cadeiras de rodas autónomas estão a ser testadas no aeroporto de Haneda, no Japão, até março do próximo ano. A Panasonic e a NTT prometem ainda mais iniciativas para ajudar à mobilidade e auxiliar os passageiros, como eliminar a barreira linguística apontando o smartphone para um sinal e obter uma tradução automática ou melhorar os avisos sonoros para uma melhor experiência de todos os que têm problemas de visão.

  • 333