exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Mazda anuncia motor de combustão 20 a 30% mais eficiente

A Mazda explica que vai ser a primeira fabricante automóvel a usar um motor de combustão a gasolina com a eficiência dos motores Diesel e que conseguiu chegar onde os rivais Daimler e GM estão a tentar chegar há décadas.

  • 333

Exame Informática

A Mazda orgulha-se de ter conseguido, com um orçamento mais limitado do que a Daimler e a GM, chegar a esta inovação e explica que os primeiros carros com este motor devem ser lançados em 2019. Este anúncio coloca os motores tradicionais no centro da estratégia da Mazda. «Pensamos que é imperativo e fundamental perseguirmos os motor de combustão ideal. A eletrificação é necessária, mas... o motor de combustão interna deve vir primeiro», diz o responsável por Investigação e Desenvolvimento da Mazda, Kiyoshi Fujiwara.

A Reuters avança que a novidade da Mazda passa por um HCCI, de homogeneous charge compression ignition, que começa a ignição de combustívael através de compressão, eliminando a necessidade de faísca. Esta solução faz com que o novo motor seja tão eficiente quanto um motor a diesel, com a vantagem de não fazer emissões de partículas e de emitir menos gases poluentes.

A Mazda descreve este motor como sendo o SKYACTIV-X e explica que não pretende disponibilizá-lo a outros fabricantes.

Embora o foco pareça estar nesta inovação, a Mazda seguirá o mesmo caminho de outros rivais e deve mostrar os seus primeiros veículos elétricos a partir de 2019. A tecnologia de condução autónoma deve ser um standard em todos os modelos da Mazda em 2025.

  • 333