exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Tesla prepara-se para testar camiões autónomos e elétricos

Elon Musk já tinha falado sobre o programa de camiões autónomos em que a Tesla está a trabalhar. Agora, sabe-se que a empresa está já a negociar com o estado do Nevada a realização de alguns testes.

  • 333

Exame Informática

A Reuters revela que teve acesso a e-mails trocados entre a Tesla e as autoridades políticas do Nevada para a realização de testes nas auto-estradas naquele estado. A empresa de Musk pretende testar um conjunto de camiões autónomos e elétricos e que se movem em conjunto, seguindo um veículo que lidera. Ainda não se sabe se os testes vão incluir um condutor neste veículo ou se este será controlado por um operador remotamente.

A ideia de movimentar camiões em formação não é nova e já foi defendida por vários especialistas por ser mais segura e até por ser mais eficiente. Ao movimentarem-se todos uns atrás dos outros, há menor resistência do vento, o que pode ajudar a aumentar a autonomia nos veículos elétricos.

Sabe-se que a Tesla estará em negociações também com o estado da Califórnia. Ainda não se conhecem as datas, mas as fontes oficiais dizem que a Tesla ainda não se candidatou a obter as licenças que seriam necessárias.

  • 333