exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Continental desenvolve porta inteligente para veículos

A Continental expandiu a solução Smart Access que permite aceder aos veículos de forma inteligente, através de portas sem puxadores ou chaves. Em caso de emergência, mesmo com a bateria descarregada, o desbloqueio é possível.

  • 333

Exame Informática

A Continental apresentou algumas novidades no pacote Smart Access que proporciona o acesso ao interior do veículo de forma digital e sem usar as mãos. O sistema recorre a uma chave virtual, descrita como «impossível de falsificar». A porta faz parte de um pacote completo que funciona sem usar as mãos, capaz de desbloquear o carro, abrir a porta ou de ligar o motor, explica o comunicado de imprensa. O Smart Access permite o acesso ao carro através do smartphone, baseando-se numa chave virtual, que consiste num registo de dados inviolável e que só obtem acesso após uma autenticação única e bem sucedida no back end, que é enviada via wireless para o telefone. A restante comunicação decorre entre o smartphone e o veículo através de módulos Bluetooth Low Energy ou transmissores NFC .

A grande novidade é também o desbloqueio de emergência, que permite aceder ao carro ou abrir o capô mesmo que a bateria do telefone esteja descarregada. Esta funcionalidade é possível devido à utilização de energia guardada na unidade de controlo da porta que é suficiente para permitir que esta seja aberta mais uma vez. O sistema automático de emergência é ativado por tecnologia NFC que transmite um sinal depois de uma verificação de segurança ser efetuada com sucesso e ativa automaticamente o desbloqueio da porta. Assim, deixa de ser necessária a chave mecânica, mesmo em caso de emergência.

O sistema vai ser apresentado no International Motor Show da Alemanha, em Frankfurt.

  • 333