exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Inteligência Artificial pode causar Terceira Guerra Mundial

Elon Musk escreveu no Twitter que a competição entre nações pela superioridade na Inteligência Artificial será a causa mais provável para a Terceira Guerra Mundial.

  • 333

Exame Informática

O CEO e fundador da Tesla e da SpaceX já alertou várias vezes para os perigos da Inteligência Artificial. Agora, depois de Vladimir Putin ter falado sobre a aposta da Rússia neste setor, Musk voltou ao Twitter para alertar que a IA será provavelmente a causa para a III Guerra Mundial. O presidente russo disse a estudantes universitários que «a Inteligência Artificial é o futuro, não só para a Rússia, como para a Humanidade. Surge com oportunidades colossais e também com ameaças difíceis de prever. Se nos tornarmos líderes nesta área, iremos partilhar o conhecimento com todo o mundo, como fizemos com a tecnologia nuclear», cita a Cnet.

Por seu lado, o CEO da Tesla alertou que não é relevante quem é o líder na IA, mas que estas soluções podem tomar a decisão de um ataque preventivo a outra nação, como sendo a forma mais rápida de assegurar uma vitória e desencadear assim um conflito à escala mundial.

Para combater a ameaça da IA, Musk tem um projeto paralelo chamado Neuralink, onde pretende desenvolver uma interface computador-cérebro que ajude os humanos a serem competitivos face à IA emergente. Num tuíte anterior, Musk já tinha escrito que estas soluções tecnológicas representam uma ameaça maior do que a Coreia do Norte.