exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Produtora de Angry Birds vai para bolsa

Em apenas um ano, a faturação da Rovio duplicou - e os lucros mais do que triplicaram. Dinheiro angariado em bolsa vai ser aplicado em aquisições

  • 333

A Rovio, produtora de jogos finlandesa que ficou famosa pelo desenvolvimento de Angry Birds, prevê amealhar 30 milhões de euros com a alienação de capital em bolsa.

Não foi avançada uma data para entrada na bolsa.

De acordo com a Reuters, a operação pressupõe a venda de participações de alguns dos acionistas “históricos”, entre os quais se encontra um tio de um dos fundadores. O montante angariado com as vendas deverá ser aplicado na compra de empresas ou unidades de negócio.

Nos bastidores da indústria tecnológica há quem estime em dois mil milhões de dólares (pouco menos de 1,7 mil milhões de euros) o valor da empresa. Depois do lançamento de um filme de animação em 3D durante 2016, a produtora nórdica recuperou a fama e os proveitos dos tempos de euforia registados com o lançamento de Angry Birds. No primeiro semestre de 2017, a empresa faturou 153 milhões de euros – mais do dobro do resultados obtidos um ano antes. No mesmo período os lucros passaram de 11 para 43 milhões de euros.

  • 333