exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Russos compraram publicidade no Facebook para influenciar eleições nos EUA

Responsáveis do Facebook confirmaram que operacionais russos conseguiram comprar cerca de cem mil dólares de publicidade naquela rede social que foi usada para influenciar as eleições presidenciais dos EUA.

  • 333

Exame Informática

O responsável de segurança do Facebook, Alex Stamos, afirmou perante o Congresso dos EUA que a empresa conseguiu identificar transferências de cerca de cem mil dólares pagas por operacionais russos para compra de publicidade na rede social. Esse montante foi usado para comprar cerca de três mil anúncios, entre junho de 2015 e maio de 2017, e está ligado a 470 páginas e contas não autênticas que terão sido depois usadas para influenciar a opinião pública em relação às eleições presidenciais dos EUA, noticia o The Next Web.

A publicidade comprada usa o nome de Donald Trump e de Hillary Clinton, mas também fala de temas controversos como o controlo de armas, aborto e direitos LGBTQ.

O Congresso dos EUA está a investigar se houve efetivamente interferência russa nas eleições que conduziram Donald Trump à Casa Branca.