exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Smartphones: Huawei passa Apple e já é segunda maior fabricante

A fabricante chinesesa Huawei já é a segunda maior no segmento de smartphones, ultrapassando a Apple e perdendo apenas para a Samsung.

  • 333

Exame Informática

Os dados de junho e julho da Counterpoint Research apontam a Huawei como o segundo maior fabricante de smartphones do mundo. A marca chinesa consegue assim passar a marca da “maçã”, que se prepara para lançar um novo iPhone e pode voltar a reconquistar a posição.

A Huawei tem apostado em investigação e desenvolvimento, na produção e no marketing agressivo e criativo. No entanto, a posição frágil em mercados como o Sul da Ásia, Índia ou América do Norte limita o potencial da Huawei em conseguir manter o segundo lugar de forma sustentável, explica o The Verge.

Em termos de equipamentos, os iPhone 7 e 7 Plus são os equipamentos mais vendidos em todo o mundo, seguidos do Oppo R11 e A57 e do Samsung Galaxy S8. Nenhum aparelho da Huawei figura na lista do Top 10 por modelo.

A estratégia da Huawei poderá ter de passar por apostar as fichas num lote mais restrito de produtos, à semelhança do que fizeram a Oppo e a Xiaomi, para que os seus modelos apareçam nos mais vendidos, sugere Pavel Naiya, analista senior da Counterpoint.

Refira-se que outras consultoras, como a IDC, ainda colocam a Apple em segundo lugar, mas com a Huawei muito próxima.