exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Dados de 1 milhão de clientes da EPAL estão vulneráveis e os grandes destaques da maior feira de tecnologia da Europa

Nesta Exame Informática Semanal revelamos uma falha informática que permite a hackers aceder aos dados de 1 milhão de clientes de EPAL. Mostramos também todas as novidades da IFA e fomos conhecer, em exclusivo, o novo Nissan LEAF, entre muitas outras coisas

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

Bem-vindo a mais uma edição da Exame Informática Semanal!

Esta semana sugerimos que encarne a personagem de Willy Fog para nos acompanhar nesta volta ao mundo em… 8 dias. Começamos em Berlim, onde o Pedro Oliveira visitou a IFA, a maior feira de eletrónica de consumo da Europa. Temos uma visita guiada sobre os grandes destaques do evento neste artigo, mas levantamos já a ponta do véu: bancadas de cozinha com superfícies interativas (desenvolvidas por uma empresa portuguesa), um painel de 88 polegadas com resolução 8K e o novo smartphone topo de gama da LG.

Da Alemanha passamos para o Japão, onde o Sérgio Magno esteve, em exclusivo nacional, a assistir à apresentação do novo Nissan LEAF. Explicamos todos os detalhes sobre este carro que pretende democratizar o acesso ao veículo elétrico. Além dos argumentos tecnológicos (a autonomia ronda os 400 quilómetros), o argumento preço poderá ser decisivo para uma plena aceitação por parte do mercado.

E regressamos a Portugal, onde o Hugo Séneca explica como uma falha informática permite aceder a números de telefone, endereços de email, números do Cartão do Cidadão, moradas de faturação, autorizações de débito direto, etc. de 1 milhão de clientes da EPAL! O melhor é ler tudo sobre a app My Aqua para perceber se pode ser afetado por esta vulnerabilidade de segurança.

Esta edição conta também com uma entrevista a Pedro Domingos, o professor da Universidade de Washington cujo livro sobre algoritmos arrancou elogios a Bill Gates, e com dois artigos que têm a sustentabilidade ambiental como ponto comum: um sobre como Cascais se está a transformar numa cidade mais inteligente; e outro sobre um painel térmico desenvolvido por portugueses que permite tornar quase nulos os custos de climatização de um edifício.

Como sempre, contamos igualmente com testes – uma televisão surpreendente da Hisense e a melhor câmara bridge que já nos passou pelas mãos, por exemplo –, notícias, tutoriais, artigos de opinião e apps recomendadas.

Bom fim de semana ou boa semana de trabalho!