exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Estados da UE preparam novo imposto para gigantes das tecnologias

Os ministros das Finanças de países como França, Alemanha, Itália e Espanha pretendem que as gigantes Amazon, Google ou outras tecnológicas paguem impostos sobre a sua receita e não apenas sobre o lucro.

  • 333

Exame Informática

A intenção de alguns estados membro tem sido liderada pela França: os países pretendem receber mais dinheiro aplicando os impostos sobre as receitas das gigantes tecnológicas. O objetivo é evitar que os impostos sejam aplicados apenas sobre os lucros declarados geralmente em estados com taxas de imposto baixas, como é o caso da Irlanda.

A carta assinada pelos ministros das Finanças de França, Alemanha, Itália e Espanha foi enviada para a presidência da União Europeia, noticia a Reuters. Estes responsáveis sugerem a criação de um “imposto de equalização” que traga aumente a carga fiscal e a aplique à receita de cada empresa.

Agora, as medidas deverão ser discutidas a nível europeu a 15 ou 16 de setembro e a discussão pode passar também pelo estabelecimento permanente das empresas, havendo que definir bem o que este conceito abarca, para que os impostos possam ser aplicados à receita no país onde foi gerada e não nos países onde é a residência fiscal da firma.