exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Volkswagen quer ter tudo, ou quase tudo, elétrico até 2030

O presidente do grupo Volkswagen diz que a empresa está focada em liderar a transformação do setor e terá versões elétricas ou híbridas de todos os seus veículos até 2030.

  • 333

Exame Informática

Matthias Muller, o presidente do grupo Volkswagen, afirmou no Salão Automóvel de Frankfurt que as 12 marcas do grupo vão ter versões elétricas ou híbridas dos seus veículos. O responsável diz que a empresa vai apresentar 80 novos veículos elétricos até 2030, mais 30 plug-in híbridos e 50 elétricos com bateria. O plano passa por ter carros “verdes” em todos os segmentos, desde os supercarros Lamborghini a minis da Seat, noticia o ArsTechnica.

Para fazer face a toda a procura que se antevê, a VW está à procura de parceiros nos EUA, Europa e China para construir gigafábricas e há planos para construir baterias com autonomia de até 1000 quilómetros também até 2030.

Sabe-se que a plataforma MEB, de Modular Electric Toolkit, será a arquitetura comum para muitos destes modelos previstos, desde logo para o trio Volkswagen I. D., I. D. Buzz e I. D. Crozz. Este último foi apresentado esta semana e é um crossover elétrico, com motor de 300 cavalos e uma bateria que pode ser carregada a 80% em apenas 30 minutos. Uma carga completa permite-lhe andar 500 quilómetros.