exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Patente de compras com um clique da Amazon perdeu validade

A Amazon deteve a patente das compras com um clique desde 1999 até agora. Com o fim da patente, mais empresas devem começar a utilizar o sistema que facilita a vida a quem quer comprar online.

  • 333

Exame Informática

A 1-Click é a tecnologia que permite aos clientes da Amazon comprarem produtos com apenas um clique. Até aqui, a propriedade intelectual por trás deste sistema estava protegido por uma patente, o que significa que os rivais que quisessem aplicá-lo tinham de pagar licenças à Amazon. Mas agora, com o fim da patente, qualquer empresa poderá aplicar o mesmo sistema nas suas plataformas. Por ser uma forma mais simples e direta de comprar, esta solução poderá agradar a mais clientes, levando a um aumento das compras, especialmente no segmento mobile, noticia a Cnet.

Em 2002, a Apple começou a licenciar esta tecnologia à Amazon e implementou o 1-Click no seu site e no iTunes.

A próxima renovação no que diz respeito a compras online e a sistemas de pagamento deve surgir da biométrica, com modos de pagamento com reconhecimento de íris ou de rosto. No entanto, o utilizador vai continuar a dar preferência à simplicidade e à rapidez da entrega. Soluções que permitam poupar tempo, como a 1-Click, também vão continuar a ser muito bem recebidas e fazer a diferença.

  • 333