exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Autocarro elétrico percorreu 1800 quilómetros sem ter de parar para recarregar

A Proterra anunciou que conseguiu bater o recorde de distância percorrida por um veículo elétrico com uma carga de bateria apenas: 1780 quilómetros.

  • 333

Exame Informática

O autocarro Catalyst E2 Max usou uma bateria com 660 kWh e conseguiu andar durante 1780 quilómetros sem ter de parar para recarregar. A proeza vale-lhe o título de maior distância percorrida por um veículo elétrico e foi conseguida no Navistar Proving Grounds, no Indiana, EUA.

Não foi divulgado quanto tempo é que cada bateria destas demora a carregar, mas sabe-se que a Proterra desenvolveu e disponibiliza também um sistema de carregamentos rápidos e, com este método, deve ser necessária pelo menos uma hora de recarregamento.

Depois dos veículos para consumidores, o segmento transporte de carga e passageiros parece estar a merecer a atenção dos fabricantes. Além da Proterra, sabe-se que também a chinesa BYD, a Daimler, a Cummins e a Tesla estão a desenvolver modelos deste tipo, explica o ArsTechnica.

Para já, o autocarro da Proterra ainda só cumpriu a distância em percursos de teste, não havendo qualquer previsão sobre quando é que um destes veículos poderá chegar às estradas.

  • 333