exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Alphabet, a dona da Google, prepara-se para comprar a HTC?

Os rumores da compra da HTC pela Alphabet ganharam força quando a bolsa de Taiwan anunciou a suspensão das ações da HTC

  • 333

A venda da HTC tem sido um rumor recorrente. Outrora um dos maiores fabricantes de smartphones, a HTC tem vindo a perder quota de mercado a favor das marcas sul-coreanas e chinesas. Perdas com consequências financeiras que fragilizam a posição do fabricante de Taiwan que, segundo diferentes fontes, precisa de um investimento exterior para voltar a crescer.

O investimento poderá vir da Alphabet, a empresa “mãe” da Google. O rumor ganhou força com um comunicado da TWSE (bolsa de Taiwan), que anunciou que as ações da HTC vão ser suspensas a partir de amanhã, dia 21, até que seja «divulgada informação material».

Segundo o The Guardian, em Taiwan suspeita-se que a «informação material» seja o anúncio da aquisição por parte da Alphabet. A confirmar-se, a Google passaria a ter capacidade de produção própria para os dispositivos da marca, o que podia ser uma vantagem competitiva importante perante a Apple, que subcontrata a produção dos iPhone a fabricantes chinestes.

Por outro lado, esta decisão parece contradizer a estratégia da ex-Google e agora Alphabet, já que esta empresa vendeu a Motorola à Lenovo em 2014, três anos depois de ter adquirido a companhia.

  • 333